Forum Meta Zero - FEPEP

Forum dedicado ao acompanhamento de provas, discussão e integração de equipes de trekking
Hoje é Ter Dez 12, 2017 3:04 pm

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Botas
MensagemEnviado: Qui Dez 30, 2010 10:30 am 

Data de registro: Qua Jun 16, 2010 3:10 pm
Equipe: Vaga-lume Sauro Pardal (RJ)
Categoria: Trekkers
Para mim, a regra número 1 do Enduro a Pé é usar tênis (ou botas) apropriados... principalmente com chuva e lama, não basta ter sola adventure comum, precisa ter ressaltos pontudos nas bordas da sola (por baixo)... como se fossem "garras"! Então um tênis "bonito" que se usa normalmente para passear não é adequado para a prática do Enduro a Pé, deve ser um exclusivo, na minha opinião. Após a terceira etapa do Brasileirão 2010, em Peruíbe, tb tive que jogar a minha bota no lixo, cuja sola descolou. É a segunda vez que perco um par de botas assim, mas depois de um bom tempo usando. Hoje em dia, muitos tênis (ou botas) vem com um forro de papelão por baixo, entre a sola e a palmilha... depois de usar por uma ou duas etapas, tem-se que levá-los ao sapateiro para substituí-lo por um forro de couro, durando muito tempo depois. Outro fator importante é usar um par de tênis (ou botas) com um número maior do que o normal, para evitar que alguma unha seja pressionada contra os tênis, podendo assim ficar rôxa e caír. Conheço uma trekkeira que usa tênis com dois números maior do que o costumeiro.
Para quem sente cãibras nos pés molhados, especialmente nos dedos, é imprescindível impermeabilizar previamente a pele dos pés, até a altura dos tornozelos, por todos os lados e por baixo... para isto uso sempre Hipoglós (vende em farmácias), que nunca falhou. Na primeira vez, usei Protetor Solar FPS 15 (!) nos pés, em dia de chuva e lama, passando dentro de rio, e não tive cãibras. Mas já li que vaselina pastosa (gel) tb é eficiente. Sacos plásticos (de Supermercado) por cima das meias e amarrados em volta dos tornozelos tb funcionam... mas rasgam nas pontas dos pés quando se corre, perdendo o efeito protetor. Não uso meias especiais, embora concorde que deve ser melhor assim, mas, na minha opinião, pelo menos para as pessoas que têm tendência a cãibras, a impermeabilização dos pés é imprescindível. Lampejos.

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 1 Mensagem ] 

Todos os Horários estão como UTC - 3 horas